![]() |
Ivan Lins, fará show na PIPA |
Divulgação
Grandes encontros, arranjos surpreendentes e muito improviso agitam o balneário do litoral Sul com a 4ª edição do Fest Bossa & Jazz
A sexta-feira do evento terá forte sotaque brasileiro no palco principal. Às 19h, o argentino Sebastian Pitré abre a programação noturna apresentando sua world music onde cabem flamenco e jazz; ele será acompanhado por seu quarteto. Às 20h, Khrystal, velha conhecida dos natalenses, apresentará musicas de seus dois discos, “Coisa de preto” e principalmente “Dois tempos”, onde mostra um som mais refinado, entre o samba, rock e jazz. Às 21h30, o veterano Ivan Lins volta às raízes jazzísticas, tocando seus 40 anos de trajetória (ver entrevista).
O sábado será aberto às 19h30 pelos irmãos Taufic, que vão pôr o violão e o piano para dialogar e mostrar sua versatilidade sonora. Às 20h30, Stanley Jordan, o músico que melhor simboliza o jazz moderno, mostrará seu suingue e técnica influentes na guitarra. O repertório terá clássicos da música brasileira, standards do jazz, releituras pop, e canções próprios. Stanley terá em sua banda Ivan Conti, baterista da lendária banda Azymuth. Às 22h será a vez do cearense Artur Menezes, um virtuose da guitarra que arrancou elogios de Buddy Guy.
A cantora e compositora santista Babi Mendes fará a abertura do palco principal no domingo, às 19h. A moça é candidata a surpresa do festival. Ela tem uma voz que destoa das demais cantoras atuais, e destila suas influências de r&b, jazz e blues com uma performance lírica e teatral. Já lançou um disco, “Short stories”. Às 20h, tocará o trio pernambucano Saracotia, mostrando uma sonoridade original, que desfila entre o choro e o jazz, samba e frevo, e renovam o baião e a valsa. Às 21h30 uma rendição ao blues com o encontro de Gustavo Cocentino & Blue Mountain com o veterano J.J. Jackson.
Além dos shows
O Sesc leva programação ao Fest Bossa & Jazz com cinema, workshops, oficinas e apresentações musicais. Um dos destaques levados pelo Sesc será a banda Bossa & Jazz Street Band, encabeçada pelo maestro português Eugênio Garça, professor da orquestra xilofônica do Sesc. A banda se apresentará de forma itinerante pelas ruas de Pipa diariamente, abrindo a programação e entretendo o público nos intervalos. No Palco Sesc, músicos locais receberão todos os dias artistas, encerrando a programação diária com jam sessions exclusivas.
O CineSesc Royal Cinema também será uma das atrações, com filmes temáticos sobre bossa nova, jazz e blues, exibidos diariamente, das 10h às 19h. O Sesc promoverá oficinas socioambientais, palestras e workshops. Exemplos de atividades na área são as oficinas de percussão com materiais reciclados e os workshops de guitarra blues e de luteria para guitarra. O destaque ficará por conta do músico Stanley Jordan (EUA), uma das principais atrações, que ministrará workshop de guitarra no domingo, às 14h.
Pizza e música
A Calígula Pizzaria montou programação própria para animar o jantar dos visitantes, das 19h às 23h. Nesta sexta, o pianista alemão Henry Vincent faz alguns números de jazz com a banda Andrômeda. A cantora Camila Masiso é a atração do sábado, com o instrumentista Diogo Guanabara e o percussionista Juscelino Brito. O repertório trará Roberto Menescal, Tom Jobim e Vinícius de Morais. No domingo, Calígula apresentará a banda Talking Four Jazz. A proprietária Lidiane Duarte enfatiza a preocupação em oferecer mais do que boa comida. “Não podíamos fugir desse clima maravilhoso proporcionado pelo festival e resolvemos bancar uma programação paralela, com música de qualidade, para que as pessoas tenham um clima bacana à hora do jantar”, disse.
Serviço: 4º Fest Bossa & Jazz. Sexta, sábado e domingo, das 9 às 23h30, praia da Pipa, Tibau do Sul. Acesso gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário