quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O grande espetáculo do Natal em Natal


O Grande Desfile de Natal, realizado no entorno da praça Pedro Velho (praça Cívica), em Petrópolis, que nesta quarta-feira (28) chegou a sua terceira noite de apresentação, comemora o período natalino na cidade com uma proposta diferente de cortejo em que o natal é o tema mais importante, tendo se tornado, dentro da programação do Natal em Natal, o principal evento, atraindo grande atenção do público natalense.

No lugar do tradicional uso de materiais luxuosos, com muito brilho e figurinos produzidos por grandes estilistas, a simplicidade e a criatividade do diretor e coreógrafo do desfile Dimas Carlos, deu vida a produção com o uso de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico, ferro, utilizados tanto no figurino, como nos carros alegóricos, resultando numa produção estética que vem encantando o público. “Conseguimos transformar estes materiais recicláveis em obras de arte”, definiu o diretor Dimas Carlos.

E para contar e incutir no imaginário das pessoas os sonhos e as magias do natal, que a cada noite vem em maior número assistir a apresentação, o diretor Dimas Carlos fez uma mistura entre a cultura popular, a clássica, além de trazer para avenida a consciência ambiental e social, mostrando que o natal, mais do que um momento aonde as pessoas se confraternizam e pregam a paz, também pode ser de inclusão.

Estão lá bailarinos cadeirantes, 25 integrantes da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (Coocamar), dançarinos de comunidades carentes da capital potiguar. “Queremos mostrar que a mensagem do natal vai mais além do que simplesmente a troca de presentes, de reunir a família, mas que devemos nos preocupar com o próximo, com as pessoas portadoras de necessidades especiais, com a preservação do meio ambiente, temas que geralmente não são tratados neste período do ano”, destacou o diretor Dimas Carlos.


Tradição

Mas o público, que na noite desta quarta-feira (28) lotou a avenida Prudente de Morais e as ruas Trairi e Potengi, no entorno da praça Pedro Velho, onde o desfile acontece, também não deixou de assistir ao natal tradicional, com todos seus ícones principais. Podem ser vistos com seus respectivos carros alegóricos o Papai Noel, com direito a barba, roupa vermelha, os presentes, os três Reis Magos, a sagrada família com José, Maria e Jesus na manjedoura, mostrando que mesmo depois de dois mil anos a mensagem do Menino Deus, personificada na figura de uma criança, ainda inspira o desejo de mais esperança, harmonia e fraternidade entre as pessoas.

As palavras emoção, alegria e satisfação se misturam para resumir o que sentem as pessoas que interpretam os principais personagens do desfile, no caso, Jesus, Maria e Jesus. Um deles é o funcionário público municipal Acival Pereira de Sousa, que faz o papel de José, o pai de Jesus. “Esta tem sido uma experiência única em minha vida, ao viver o pai do Menino Deus. É como se eu fosse uma fonte de luz irradiando direto para o coração das pessoas o sentido do amor pregado por Jesus, tão esquecido no mundo de hoje”, definiu Acival Pereira, que também participa da quadrilha junina “Encanta Natal”, que é originária das Quintas e que tem outros componentes participando do desfile.

Já a Santa Mãe de Deus, Maria, no Grande Desfile de Natal, é interpretada pela estudante de Direito da Faculdade Estácio, Cyntia Diniz. “Este é um momento gratificante e maravilhoso para mim, pois não transmitimos apenas a mensagem do natal tradicional, mas também da inclusão, através do amor ao ser humano, ao portador de necessidades especiais, que se traduz no fim do preconceito, além da importância da preservação do meio ambiente”, definiu a estudante Cyntia Diniz.

Jesus

E por falar em José, Maria e o natal, não se poderia deixar de abordar a principal figura deste período que é Jesus, o filho de Deus, que no Grande Desfile de Natal é interpretado por quatro crianças, todas com menos de um ano de idade, que se revezam nos dias de desfile.

Na noite desta quarta-feira (28), Jesus foi interpretado pelo pequeno Joaquim Arthur Freitas Gomes, de seis meses de idade. Sem entender muito bem a grande do papel que interpretava, ele deixou as entrevistas para sua mãe, a dona de casa Ana Flávia Silva de Freitas. “Estou muito feliz porque meu filho simboliza o natal do menino Jesus. Com certeza ele ficará muito orgulhoso, como estou agora, quando mais tarde em sua vida saber que viveu o papel de Jesus Cristo”, disse a mãe Ana Flávia.

Outra mãe que também estava toda orgulhosa com a participação dos filhos no desfile era a dona de casa Patrícia da Silva Bezerra, que tem dois filhos participando da produção: os estudantes do Ballet Municipal de Natal, Kaline Raquel da Silva Bezerra, de 8 anos e Kevin Richard Bezerra de 12 anos, que interpretam anjos. “É muito importante a participação deles neste evento, porque dessa forma aprendem a mensagem de amor de Jesus e levam isso para vida deles, se tornando seres humanos melhores”, disse a mãe Patrícia Bezerra.

A Estrela do Natal – Esperança

Este ano o desfile apresenta como tema “A Estrela do Natal – Esperança”, divulgada em dois momentos, sendo um religioso, fazendo um passeio entre o gótico e a renascença e no outro a solidariedade do Natal. Tudo isso muito bem interpretado por 170 bailarinos do Corpo de Baile do Ballet Municipal e do Balé Popular de Natal, que fazem parte da Fundação Cultural Capitania das Artes, componentes da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) e integrantes de três quadrilhas tradicionais da cidade, num total de cerca de 350 participantes no desfile.

Os bailarinos e dançarinos fazem todo o percurso, de cerca de 40 minutos, distribuídos em 10 alas, com sete carros alegóricos, sendo dois deles formando um vitral gótico, encantaram o público. As fantasias do Grande Desfile do Natal em Natal levam a assinatura do figurinista Di Carlo e os adereços estão sob a responsabilidade de Eudes Cunha.


Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário