sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Carnaval em Natal terá 5 polos e muita festa


Responsável pela realização do Carnaval 2012, a Prefeitura do Natal vai garantir a infraestrutura necessária para que a festa mais popular do Brasil ocorra com absoluto êxito e tranquilidade na capital. Para isso, o executivo municipal trabalhará com três eixos: prevenção, saúde e segurança. A prefeita Micarla de Sousa determinou, por exemplo, que o mesmo padrão de iluminação utilizado no Carnatal, seja empregado no Carnaval tanto nos polos multiculturais quanto no seu entorno. 

Haverá, ainda, uma unidade de pronto-atendimento à saúde em cada polo, equipada com uma unidade do Samu. Outro ponto importante a ser ressaltado é a distribuição de milhares de preservativos aos foliões, pela Secretaria Municipal de Saúde. A segurança nos polos terá o apoio da Polícia Militar. Banheiros químicos também serão disponibilizados para a população. Em cada polo, a Prefeitura instalará um ponto de apoio para garantir ao folião um carnaval tranquilo.

Diversas outras secretarias municipais participarão do Carnaval com serviços de limpeza (Urbana), ordenação do trânsito (Semob), iluminação (Semsur), divulgação (Secom), coordenação geral (Segap), afora a Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), responsável pela coordenação dos polos e organizacional. 

Atendendo a uma reivindicação das escolas de samba, a Prefeitura disponibilizou, limpou e iluminou a antiga sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, localizada na rua General Glicério, no bairro da Ribeira, para servir de barracão do samba. Além disso, o município apoiará financeiramente as escolas de samba e tribos de índios na aquisição de material para recuperação de carros alegóricos e para confecção de fantasias, adereços e alegorias. 

O financiamento do município a blocos, troças, bailes e prévias carnavalescas será por meio de edital. Serão contemplados 50 projetos que certamente incrementarão o Carnaval na cidade. A programação de palco dos polos ainda está sendo definida pela coordenação do evento, mas uma coisa é certa: a prefeita Micarla de Sousa decidiu pela valorização do artista natalense, que terá voz e vez no Carnaval da capital. 

A gestora entende que o sucesso do Natal em Natal com a valorização da prata da casa seja estendida para o Carnaval. Ao que tudo indica, na próxima semana, a prefeita reunirá a imprensa para divulgar a programação completa do Carnaval 2012, que este ano será realizado no período de 18 a 21 de fevereiro. 

Polos
Em 2012, o carnaval natalense contará com os mesmos cinco polos multiculturais do ano passado. São eles Redinha, Ribeira, Rocas Alecrim e Ponta Negra. No polo da Redinha (praça do Cruzeiro e largo do Buiú), ficarão concentradas as principais atividades do carnaval 2012. A Prefeitura ainda investirá recursos nos polos da Ribeira (avenida Duque de Caxias), local do desfile das escolas de samba e tribos de índios); Rocas (largo da rua Pereira Simões), Alecrim (avenida 4 com a 7) e em Ponta Negra (Ponto Sete).
A programação nestes locais ainda não foi definida, mas a Prefeitura do Natal, por meio da Capitania das Artes, vai investir firmemente no artista natalense, como forma de valorizá-lo. Em virtude da importância da festa para a cultura popular, a Prefeitura criou uma comissão para gerenciar o carnaval. Este ano, o coordenador-geral do evento é o secretário adjunto do Gabinete da Prefeita, Luiz Antonio Lopes. Este ano, o carnaval será realizado no período de 18 a 21 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário