quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Micarla de Sousa em clima de campanha

Matéria postada no Novo Jornal, na íntegra: 

Texto: TALLYSON MOURA
DO NOVO JORNAL
A PREFEITA MICARLA de Sousa diz que o momento não é de falar sobre eleições, mas na cerimônia de posse dos seus novos secretários, ontem, revelou um discurso inflamado com chavões como “vontade de avançar”,  “nenhum outro governo investiu tanto” e “é o momento de colher o que foi plantado”. O evento foi realizado no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, que foi todo preparado em verde e branco para a ocasião. 
E o tom de campanha ganhou força com a grande participação de aliados da prefeita, que a cada ponto i nal dos discursos, ensurdeciam o auditó-rio com aplausos e gritos acalorados. Todos os 500 lugares sentados do auditório foram ocupados, e pelo menos outras 500 pessoas ficaram de pé. Tomaram posse ontem os secretários municipais do Gabinete Civil (Segap),  Heráclito Noé; de Serviços Urbanos (Semsur), Luís Antônio Albuquerque; de Administração e Gestão de Pessoas (Segelm), Carlos Von Sohsten; de Juventude, Esporte, lazer e Copa do Mundo (Secopa), Jean Valério; de Relações Interinstitucionais e Governança Solidária (Serig),  Márcio Godeiro; de Mobilidade Urbana (Semob),  Márcio Sá; de Comunicação Social (Secom),  Gerson Castro; da Secretária da Mulher (Semul), Josy Passos; de Turismo e Desenvolvimento Econô-mico (seturd),  Murilo Barros; e de Gestão Estratégica e Ouvidoria, Geraldo Cavalcante.
Micarla apresentou um balanço completo do que foi feito e do que está previsto para 2012, último ano deste mandato. De início, a prefeita já disse que a cerimônia, apesar de selar a substituição de 10 novos secretários, não simbolizava um recomeço. “Ninguém recomeça o que ainda não encerrou nem aquilo que ainda não está acabado. E esta prefeita está cada vez mais com mais vontade, não de recomeçar, mas de avançar ainda mais naquilo que nós conquistamos”, ressaltou.
De acordo com Micarla, nenhuma outra administração investiu tanto em Natal. Só na saúde, o saldo da gestão verde, segundo a prefeita, inclui uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), três unidades de Assistência Médica Infantil (AMI), o hospital de referência Sandra Celeste, o Hospital dos Pescadores com atendimento digno e três Centros Cirurgiões. “A Saúde deixou de ser um problema e passou a ser a solução”, ressaltou. Já na educação, o número de centro Municipal de Educa-ção Infantil (Cemei) passou de 22 para 74. E o número de crianças matriculadas, que antes era de apenas 2 mil, saltou para 16 mil.
Além disso, foram contratados mais de 1 mil professores de concursos anteriores, para dar suporte à rede de ensino municipal.  Ainda há o projeto Merenda em Casa, em que as crianças matriculadas já chegam às escolas alimentadas. “Eu bato no peito e afirmo que esta é a gestão que mais investiu em educação até agora”, ressaltou. A prefeita lembrou ainda da valorização dos proi ssionais, com a implantação dos Plano de Cargos e Carreiras dos servidores municipais.
A líder do executivo disse que hoje 21 mil servidores já podem pensar em uma aposentadoria digna sem precisar ficar mendigando por uma gratii cação.  Saúde, educação e valoriza-ção humana, os três principais focos da prefeita nos primeiros anos de gestão. Escolha errada para quem quer se reeleger em sua avaliação. De acordo com a própria Micarla de Sousa, o que dá votos é asfalto. “Mas eu quis pagar o preço de ser a única gestora de que na hora da elaboração do Plano Plurianual decidiu quebrar os paradigmas de tantos anos. Sessenta por cento do orçamento foi para o desenvolvimento. Eu investi em gente, no povo desta cidade”, ressaltou.   Segundo Micarla, só com o dinheiro acrescentado a folha de pagamento mensal dos servidores com o Plano de Cargos e Carreiras, R$ 7 milhões, daria para recapear 7 avenidas do tamanho da Romualdo Galvão por mês. “Mas eu nunca quis ficar conhecida como a prefeita do asfalto, mas como a prefeita que cuida de gente”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário