quinta-feira, 15 de março de 2012

Urbana e Coocamar firmam parceria para coleta de resíduos da Arena das Dunas


Com o objetivo de recolher os resíduos recicláveis do canteiro de obras da Arena das Dunas foi assinado nesta quinta-feira, 15, oir intermédio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), convênio entre a Prefeitura do Natal, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – Coocamar e o Consórcio Arena Natal.
O convênio tem como objetivo a doação à Coocamar de resíduos recicláveis, como papel, papelão, copos descartáveis, embalagens de plástico e outros que sejam provenientes do Canteiro de Obras da Arena das Dunas. Este termo será de cooperação, e não demandará transferência de recursos financeiros e orçamentários.

Por meio da assinatura deste termo, a cooperativa será responsável pela coleta e destinará os resíduos de forma ambientalmente correta, com apoio e orientação da Urbana. A coleta deverá ser realizada no mínimo duas vezes por semana. Já a Urbana disponibilizará o caminhão apropriado para transporte de resíduo, conforme programação da cooperativa, como também os galpões de triagem.

Caberá ao Consórcio Arena Natal, manter em contêineres próprios, caçambas ou baias apropriadas, os resíduos recicláveis a serem doados à cooperativa, além de realizar previamente a coleta seletiva no canteiro de obras, separando os resíduos que serão coletados pela Coocamar.

A prefeita Micarla de Sousa afirmou que está muito feliz por entender que fazer uma gestão verde é bem mais que plantar árvores. “A coleta seletiva em Natal deixou de ser apenas um caso de sucesso, mas uma solução que ajuda o meio ambiente. E uma solução economicamente viável, promove o desenvolvimento sustentável e pratica justiça social. É simples tapar buraco, não é simples mudar a vida das pessoas”, finalizou Micarla.

Segundo o presidente da Urbana, João Bastos, “a empresa vem cumprindo o papel de elevar a coleta seletiva em Natal. Atualmente já atingimos cerca de 250 toneladas, ou seja, mais de 40% das 600 toneladas previstas. Entendemos que é fundamental para uma cidade que é uma das sedes da Copa do Mundo”, lembrou o secretário.

O presidente da Coocamar, Severino Júnior, afirmou que este convênio representa um reconhecimento do trabalho dos catadores de materiais recicláveis. “A questão da destinação não é só ambiental, mas socialmente correta. E é muito importante para Natal por ser a única das doze sedes da copa que celebra este tipo de convênio, e a única também que tem coleta seletiva conforme a Lei Nº. 12.305, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( PNLS)”, comemora Severino Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário