segunda-feira, 26 de março de 2012

URBANA implantará novo plano de coleta em Natal



A Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) está se preparando, segundo o presidente da empresa, João Bastos, para lançar em abril o edital de licitação do serviço de limpeza urbana de Natal. O primeiro passo foi dado ontem, 26, com a assinatura do decreto que estabelece o novo Plano de Coleta Domiciliar de Natal, pela prefeita Micarla de Souza. O decreto sai publicado hoje, 27, no Diário Oficial do Município.

Durante a assinatura a prefeita Micarla de Souza prometeu, com o plano, "uma coleta regular e mais eficiente".  O plano prevê a coleta diária de 100% do resíduo domiciliar produzido na cidade. Segundo o presidente da Urbana, João Bastos, em breve a população poderá acompanhar pela internet a programação da coleta - ou seja, onde e quando o caminhão estará passando em cada rua. 

Esse acompanhamento poderá ser feito através do site: www.natal.rn.gov.br/urbana. O último plano foi elaborado em 1991. "Esse novo plano, elaborado utilizando modernos recursos tecnológicos", disse a prefeita, "é retrato atual do crescimento da população e precisamos lembrar que a questão do recolhimento dos resíduos não é apenas um problema da prefeitura, mas uma questão cultural, que passa pela reeducação da população".

O presidente da Urbana, João Bastos, lembrou que o Plano de Coleta é um marco de planejamento para Natal. "Com a realização da licitação, 93 setores terão a coleta realizada duas vezes por dia, e a Urbana terá condições de acompanhar este trabalho em tempo real", anunciou Bastos. O plano, segundo ele, acompanha o desenvolvimento da cidade.

Em 2005, há cerca de seis anos, eram geradas cerca de 13,5 mil toneladas mensais de resíduos domiciliares. Hoje, a Urbana já recolhe 17 mil toneladas mensais. O aumento foi de aproximadamente 30%, enquanto a população municipal cresceu cerca de 10% no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário