sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Corrupção nossa de cada dia...

Ontem, durante um evento em comemoração ao dia do estudante, conversando com alguns jovens participantes, pude entender, como a juventude atual, desacredita das instituições representativas.E isso acontece por muitos motivos. Políticos corruptos, agentes corruptores, desmoralização das instituições.
Esse ciclo imoral e vicioso, que corrói a classe política chamado de corrupção.
Os escândalos diários, atingem todas as esferas do poder. Um legislativo, que cria cargos, distribui gratificações, vicia lideranças. Aprovam emendas parlamentares para usufruir das "propinas". Criam Ongs para desviar recursos da educação, saúde.
Um poder executivo "refém" das negociatas inescrupulosas, pagando para ter apoios e governar. Quando não atende os "interesses", é ameaçado, acuado, chantageado. Por mais que, nossos governantes não admitam em público, é assim que a coisa acontece.
Um Judiciário "cego" (digno da estátua que os representa com venda nos olhos), forçado a ter como base, Leis inaplicáveis, códigos ultrapassados. Muitas vezes subserviente, dependente, apenas observa o mar de lama, que escorre nos corredores do poder.
Uma educação falida. Uma saúde sucateada. Um povo sem a mínima noção de democracia. Deve ser assim, que se constrói uma grande nação. Será?.
O que não compreendemos ainda, é a velha citação de Ulisses Guimarães na constituinte: "Todo poder emana do povo". Quando compreendermos de verdade essa frase, estaremos construindo uma grande nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário